PIAGET ESTARÁ REPRESENTADA NA 22ª SNCT EM BRASÍLIA

Programa Caça-Asteroides, do Projeto Ciência Cidadã, já é sucesso entre pais e alunos

“Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Este é o tema da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que ocorrerá de 20 a 26 de outubro, em Brasília. O evento tem como objetivo principal a divulgação científica, mobilizando instituições de ensino, centros de pesquisa e a comunidade em geral.

Realizada anualmente, é durante a importante semana que são entregues as medalhas aos premiados pelo Programa Nacional de Caça-Asteróide, que integra o Projeto Nacional Ciência Cidadã. Desde que foi implantado no início desse ano pela coordenadora de Olimpíada da instituição, que também é diretora Nacional do Programa, Silvana Copceski Stoinski, o Caça-Asteroide vem sendo um sucesso. Na Piaget, já são 20 integrantes – incluindo pais – que vêm até à Escola uma vez por semana para acessar o espaço e caçar os corpos celestes. Conforme explicou Silvana, o programa é uma forma de fazer ciência na prática, por meio de imagens oficiais disponibilizadas pelo Observatório Pan-Starrs, localizado no Hawaí, entre os planetas Marte e Júpiter.

Para que haja um maior entendimento de como funciona tudo isso na prática, o integrante do programa, ao se inscrever, recebe um login e uma senha, que lhe permite acesso ao espaço. Tudo isso acontece por meio de um software chamado “astrométrica”, que é acessado por um computador. Após “estar” no espaço, é possível baixar as imagens e iniciar a caça.

Na última campanha disponibilizada (duração de um mês), cinco descobertas foram realizadas por integrantes do Programa da Escola Piaget. Crianças a partir de 6 anos já podem ser caçadoras, entretanto, é preciso cumprir algumas etapas para ser premiado, como por exemplo: o corpo encontrado não pode ter sido identificado por outra pessoa. Então, ele passa a ser um asteroide provisório, até ser enumerado e, em seguida, batizado com o nome escolhido pelo cientista. Vencidas cada uma dessas etapas, o asteroide encontrado, então, passa a ficar disponível para pesquisa.

Pela participação intensiva no Programa, tendo havido 5 detecções, a Piaget estará representada no evento, que premiará, com medalhas, os “cientistas” que identificaram tais asteroides. A coordenadora Silvana, acompanhada de alguns pais, participarão desse evento tão relevante e tão engrandecedor na vida de seus filhos, futuros cientistas. “Há tempos integro o mundo científico, tendo trabalhado no Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação, junto com o astronauta Marcos Pontes, e me sinto lisonjeada em poder participar do evento, dessa vez, representando a Escola Piaget, afinal, quando incentivamos crianças e jovens a fazer ciência, acendemos estrelas no futuro,” destacou a coordenadora Silvana.

SNCT –  A SNCT tem um caráter inclusivo e democrático, sendo acessível a pessoas de todas as idades e de diferentes níveis de formação. Ao promover uma interação direta entre cientistas e o público, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia contribui para aumentar a conscientização sobre a importância da ciência para o desenvolvimento sustentável, o combate às desigualdades e o enfrentamento dos desafios globais, como as mudanças climáticas, a saúde pública e a inovação tecnológica. Em suma, a SNCT é uma iniciativa essencial para fortalecer a cultura científica no Brasil, incentivando a participação ativa da população nas discussões sobre ciência e tecnologia, e preparando as futuras gerações para lidar com os avanços e desafios do mundo moderno.

 

Assessoria de Comunicação

Centro Educacional Piaget

Piaget-branco.png

Ensino