Uma festa junina no ambiente escolar promove integração entre família e corpo docente, pais e filhos e, é claro, entre os alunos também. É um momento de comemoração em conjunto. O evento mistura arte, cultura, gastronomia e permite a reunião da comunidade escolar em um momento alegre e de muita descontração. Mais que uma comemoração religiosa, as festas juninas homenageiam, também, a união conjugal, a época de colheitas, a chuva e a preparação de novas plantações, uma vez que muitos lugares do Brasil enfrentam secas de junho a setembro. Logo, esse período é usado para celebrar o amor, renovar as energias, limpar os terrenos, fertilizá-los e começar a plantação. Por isso, é conhecida também como festa caipira, traje explorado durante a festa.
Levando em conta toda essa tradição e a oportunidade de reunir novamente a comunidade escolar, após dois anos de distanciamento social, a Piaget de Lucas de Rio Verde promoveu nos dias 14 e 15 de julho, uma comemoração “julina” de tirar o chapéu de palha e fazer cair o queixo dos convidados. Com um figurino típico, os alunos das turmas do maternal aos sextos anos subiram ao palco para apresentar lindas coreografias. A decoração caprichada e as luzes coloridas deram o brilho especial e o encantamento dessa tradicional festa, que também ofereceu deliciosas e variadas comidas típicas.
Mais do que assistir às apresentações dos filhos, as famílias prestigiaram o evento, elogiaram a iniciativa e agradeceram pela oportunidade do reencontro. “A festa estava maravilhosa. As crianças estavam lindas, afinadas na dança. Foi ótimo!, disse, orgulhosa, a mamãe Milena Jorge Marocco. Marcelo Batista, também pai de aluna, concordou: “As danças estavam muito bem ensaiadas, caprichadas e a festa muito organizada. Estão de parabéns”! “O evento foi lindo. A família toda pôde curtir, aproveitar. E a gente ficou muito feliz em vê-los aproveitando,” disse Niuany Schreiner.
“É isso que nós, pais, esperamos da escola, fazer com que a criança tenha desenvolvimento cognitivo e social. O Arraiá Piaget é um exemplo desse trabalho social que é desenvolvido na escola. E as famílias ficam plenas, muito agradecidas com esses momentos,” destacou Wellington Zarelli.
Para a escola, o sentimento que ficou foi de gratidão. “Poder nos encontrar novamente foi muito gratificante. Preparamos tudo com muita empolgação e carinho. E o resultado foi surpreendente. Só temos a agradecer à nossa equipe pedagógica e aos pais e familiares que prestigiaram, em massa, a nossa comemoração,” ressaltaram as coordenadoras Daniela Giongo Bortolassi (Educação Infantil) e Rosemeire Vieira Camargo (Ensino Fundamental).
Assessoria de Comunicação
Centro Educacional Piaget
Fique ligado no blog da escola Piaget
Notícias dos alunos, da escola e conquistas! Informações para os pais e alunos da Piaget, tudo aqui!