O incentivo constante da Escola quanto à participação nas olimpíadas científicas, aliado ao esforço e dedicação do aluno e apoio dos pais, tem rendido frutos positivos. Só este mês, duas alunas foram aprovadas para o curso de Química da Unesp via vagas olímpicas. Dessa vez, quem recebeu a notícia da aprovação na renomada universidade brasileira foi Ana Luíza Grassi, aluna da 3ª série do Ensino Médio. Ana Luíza já acumula 20 medalhas, ainda está aguardando receber mais duas, e ficou muito feliz com a conquista.
Na Piaget, o incentivo à participação nas Olimpíadas começa nas séries iniciais do Ensino Fundamental e segue por toda a caminhada escolar do aluno. Os benefícios de se participar desses concursos educacionais são inúmeros. Além das vagas nas faculdades, as competições são desafiadoras e contribuem para melhorar o foco e o equilíbrio emocional; propiciam conhecer alunos de todo país e professores das principais universidades brasileiras; além de melhorar o currículo e dar a chance do aluno estudar no exterior.
Desde 2018, algumas grandes universidades – como USP, UNICAMP, UNESP UNIFEI, IFSULDEMINAS e UFABC PaulIsta – destinam vagas exclusivas para os alunos que obtiveram medalhas nessas competições, e demonstram um bom desempenho escolar. As regras variam para cada instituição, e constam dos editais dos vestibulares de cada uma. Em geral, a universidade estabelece um sistema de pontos, que leva em conta o tipo de medalha e a classificação do estudante.
Para concorrer às vagas olímpicas, o estudante deve ficar atento aos critérios de seleção estabelecidos por cada universidade que adota a modalidade.
Assessoria de Comunicação
Centro Educacional Piaget